sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

A cidade e as primeiras civilizações: a organização da sociedade na antiguidade oriental e ocidental.


As primeiras civilizações surgiram num período denominado Antiguidade oriental, as cidades começaram a aparecer entre rios muito importantes, como Nilo, Tigre, Eufrates e Mar Mediterrânio. O rio é responsável pela fertilidade das terras do vale, onde desenvolveu-se uma das primeiras civilizações, já que era responsável pela irrigação natural da terra, facilitando o trabalho agrícola das comunidades que passaram a produzir excedentes, possibilitando a organização do Estado e de uma sociedade mais complexa. 3500 a. C. as povoações envoltas do Nilo deram origem a dois reinos: o Baixo Egito (envoltos do delta) e o Alto Egito.
A primeira civilização foi a unificação do baixo Egito com o alto Egito, por ordens do rei Menés ao invadir a parte norte e daí surgiu Tinita que sobreviveu cerca de 2000 a. C.

Depois vieram os mesopotâmicos que se localizavam entre os rios Eufrates e Tigre, foi denominada terra crescente por ser muito fértil. Lá por volta do 5º milênio a.C. surgiram as primeiras cidades que não possuíam sistemas de política haviam cidades-estados tinham total autonomia na economia e política. As primeiras cidades foram Lagash, Uma, Kish, Ur, Uruk e Gatium. Dos povos que habitaram a Mesopotâmia são destaque:
Sumérios :Habitantes do sul da Mesopotâmia, esses povos construíram grandes complexos de irrigação e drenagem de água, além de desenvolverem a escrita cuneiforme e ter construído as primeiras cidades da história da humanidade.
Babilônios :Foram os responsáveis pela elaboração do primeiro código de leis da atualidade, o Código de Hamurabi. O Código foi feito baseado na Lei de Talião (olho por olho, dente por dente). Os babilônicos também construíram os Jardins Suspensos da Babilônia, considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo.
Assírios :Povos extremamente militares, os assírios eram cruéis com seus inimigos e consideravam a guerra a principal forma de conquistar poder e desenvolver a sociedade.

Os Persas: ocuparam a região da Pérsia e desenvolveram atividades comerciais como principal fonte de economia. A política no estado persa era toda dominada e feita pelo imperador (rei), soberano absoluto que mandava e controlava tudo e todos. O rei era considerado uma espécie de deus na Terra, desta forma, o poder era considerado de direito divino. O grande imperador foi Ciro que teve mais conquistas de território outros também se destacaram muito como Xerxes I e Dário. A religião persa era dualista (existência do bem e mal) e tinha o nome de Zoroastrismo ou Masdeísmo. Esta religião foi criada em homenagem a Zoroastro ou Zaratrusta, o grande profeta e líder espiritual que deu origem a religião.

Os fenícios: localizavam-se na porção norte da Palestina, onde hoje se encontra o Líbano. Os povos originários dessa civilização são os semitas que, saindo do litoral norte do Mar Vermelho, fixaram-se na Palestina realizando o cultivo de cereais, videiras e oliveiras. Além da agricultura, a pesca e o artesanato também eram outras atividades por eles desenvolvidas.
A proximidade com o mar e o início das trocas agrícolas com os egípcios deu condições para que o comércio marítimo destacasse-se como um dos mais fortes setores da economia fenícia. Ao longo da faixa litorânea por eles ocupada surgiram diversas cidades-Estado, como Arad, Biblos, Tiro, Sídon e Ugarit. Em cada uma dessas cidades um governo autônomo era responsável pelas questões políticas e administrativas.
O poder político exercido no interior das cidades fenícias costumava ser assumido por representantes de sua elite marítimo-comercial. Tal prática definia o regime político da fenícia como uma talassocracia, ou seja, um governo comandado por homens ligados ao mar. Em meados de 1500 a.C. a atividade comercial fenícia intensificou-se consideravelmente fazendo com que surgisse o interesse pela dominação de outros povos comerciantes.

Hebráicos :A Palestina  é um território estrategicamente localizado pois fica entre a passagem  da  África para a Ásia. Por ter um grande volume de pessoas passando por ali, seria inevitável o desenrolar do comércio na região, que teve início com a civilização Hebraica. O povo hebreu se estabeleceu na palestina atual região do Israel. Os Hebreus , se organizaram em um primeiro momento no que foi chamado de  “Períodos  dos patriarcas ”, onde eles se organizavam em vários clãs patriarcais . Essa civilização vivia basicamente da criação de gado na região, além de serem responsáveis pela criação e do desenvolvimento do comércio na região.
Esses homens tinham um papel muito importante na sociedade, eram eles os líderes das tribos e possuíam um papel de administração geral da mesma. Já as mulheres tinham como principal função serem educadas especialmente para o casamento, e depois de casadas viviam basicamente para educar seus filhos, que geralmente eram muitos, pois esse povo tinha como característica terem famílias muito grandes.
Um outro papel muito interessante na sociedade Hebraica é a escravidão, que para eles era algo completamente comum.


A civilização Egípcia:Estalada no estremo nordeste da África, em região desértica, a civilização egípcia floresceu ás margens do Rio Nilo, beneficiando-se do regime de cheias. Ao fim do período de cheias, o rio volta ao seu leito normal e as margens, naturalmente fertilizadas, tornam possível uma rica agricultura.
Diante do aumento populacional no Neolítico, tornaram-se necessárias obras hidráulicas, como a construção de diques e canais.

As atuações dos monarcas – chefes dos nomos- , a expansão das atividades agrícolas, graças ás obras de irrigação e drenagem, e as seguidas disputas regionais contribuíram
para a fusão dos nomos, Originando por volta de 3500 a.C., dos reinos: do Alto Egito, do sul e do Baixo Egito, ao norte, na região do delta do Nilo.

Século depois, perto de 3200 a.C., deu-se a unificação, formando o primeiro reino unificado de que se
tem conhecimento na história. A sede inicialmente foi a cidade de Tínis, e mais tarde Mênfis, atual Cairo.
Relações com os dias atuais:
-usar talheres;
- usar construções hídricas para uso de agricultura e monocultura;
-configurações de sociedade;



Progressão 1º ano
Aluno(a): Camylla Pereira
Série: 2º ano B




Nenhum comentário:

Postar um comentário