Orientações

“Senta que lá vem a História…” é um projeto de narrativas criado pelo professor Dayvison Freitas e será utilizado como instrumento avaliativo. Seu objetivo principal é possibilitar aos estudantes exporem o conhecimento construído ao longo da Unidade utilizando a ferramenta da internet dentro de uma perspectiva de avaliação formativa e desenvolvimento interdimensional.

Através do uso de diferentes linguagens, vocês deverão expor sobre os conteúdos trabalhados em sala de aula: qual a sua ideia inicial, aquilo que aprenderam durante os encontros e qual a importância de determinado conhecimento histórico para compreender o mundo/a sociedade em que vocês vivem.

Para isso, vocês realizarão a cada bimestre uma exposição narrativa daquilo que foi trabalhado ao longo do bimestre letivo se utilizando das seguintes linguagens: 

1) Quadrinhos ou fotonovela (10 a 20 quadros) 
2) Jornalismo de TV (10 a 15 minutos de vídeo) 
3) Jornalismo de Rádio (podcast de 10 a 15 minutos) 
4) Música (5 a 10 minutos de música) 

OBS: 
1. Independente da linguagem escolhida os três pontos destacados em negrito devem ser trabalhados: 1) sua ideia inicial, 2) aquilo que aprenderam durante as aulas e 3) como os conhecimentos de História lhe ajudam a analisar o mundo em que você vive. 
2. Os posts devem começar com uma saudação inicial. Exemplo: Olá, pessoal! Senta que lá vem a História… Hoje nós vamos falar sobre a civilização grega… 
3. Ao final de cada postagem os alunos que participaram da produção deverão assiná-la, da seguinte forma: Deste post participaram @s alun@s: Adriano Gomes, Camila Santos, Marcos Pereira do 1º ano C

É de inteira responsabilidade da equipe apontar @s alun@s que efetivamente contribuíram para a construção da postagem. Lembrando que esta atividade vale 40% da N2 (segunda nota) em todos os bimestres.

Serviram de inspiração para a criação deste projeto, os trabalhos desenvolvidos pelos queridos colegas, Elisangela Martins (Infortrônica – IFRR) e Luiz Paulo Ferraz (F5 da História – CAp/UFPE). 

Aplicativos que auxiliam na produção: 
- Para edição de áudio: Audacity em http://audacity.sourceforge.net/?lang=pt
  Tutorial: http://www.youtube.com/watch?v=jQ9nUQslB9Q
- Para edição de vídeo: Windows Movie Maker (Plataforma PC); iMovie (Plataforma Mac e iOS)
- Para construção da História em Quadrinhos: HagáQuê em www.nied.unicamp.br/?q=content/hagáquê

4 comentários:

  1. https://www.youtube.com/watch?v=o7P_qbZ_c-w&feature=youtu.be
    Deste post prticiparam os alunos: Daniely Alice, Gabrielle Santos, Ítalo Augusto, Júlia Torres e Maria Uyaciguara. Série: 2º ano "A".

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos, Senta que lá vem a História... Stop Motion: http://m.youtube.com/watch?v=DA2z-8xTKtk (Deste post par tirciparam os alunos: Lucas Guilhermino, Mikeli Guedes, Virgínia Coutinho, Miguel Henrique e Nathália Pereira do 2 Ano A.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi pessoal, senta que lá vem a história... Nessa unidade iremos falar sobre a Idade Média, Centralização política, o Renascimento e sobre a Expansão marítima Européia. Conversando em grupo enquanto nos decidíamos sobre o que iríamos falar quando fossemos responder a pergunta " O que sabíamos sobre o assunto" surgiram coisas bastante engraçadas, umas falaram que não sabiam de nada antes, outras disseram que só sabiam do renascimento por causa das aulas de artes e português, e assim foi sendo... Preparamos uma pequena historinha em forma de áudio para essa unidade, então pega a pipoca, o refrigerante e...... Senta que lá vem a História!!! >>>> https://soundcloud.com/vitoriaramoosm/senta-que-l-vem-a-hist-ria

    Deste post participaram as alunas : Ana Flávia, Déborah Cavalcanti, Luciana Ribeiro, Isabela Reis, e Vitória Ramos

    ResponderExcluir